segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Introdução





Depois que conclui a faculdade, o passo seguinte do bacharel em direito é conseguir a aprovação no Exame de Ordem. Uma vez aprovado e com a carteira e advogado na mão, é preciso se estabelecer no mercado.
  
Pergunto: e agora como abrir meu primeiro escritório? Como conquistar clientes?

Estas e outras dúvidas assombravam o pensamento de todo profissional que acaba de chegar ao mercado e quer estabelecer sua própria banca.  

A cada semestre, vários pessoas concluem a faculdade de direito e nutrem o mesmo sonho, ou seja, abrir sua própria banca de advogados.

Posso adiantar que o caminho não é fácil, pois o mercado atual é muito competitivo, e para sobreviver foi preciso ser mais que advogado, é necessário pensar e agir como um administrador.

Muitos escritórios de advocacia fecham as portas prematuramente não por incapacidade técnica de seus advogados, e sim pela falta de uma gestão profissional.

Antigamente a advocacia era pessoalizada, o advogado era quase sempre um amigo da família, não havia a concorrência feroz dos dias atuais, portanto não havia necessidade de grandes estruturas. 

Gostem ou não, a advocacia atual mudou em todos os aspectos. A advocacia, internamente, deve ser encarada como um negócio, ou seja, deve ser conduzida de maneira empresarial.

Basicamente existem três modelos de escritórios de advocacia. O advogado individual, grupo de advogados dividindo despesas e a sociedade de advogados.

Não importa qual modelo que será adotado, todo escritório de advogados devem ser estabelecidos sobre três pilares que sustentaram o sucesso da empreitada. 

Conhecimento técnico, aperfeiçoamento e gestão profissional de recursos. 

O objetivo deste blog é tratar sobre o  último item de forma a orientar tanto o recém chegado ao mercado da advocacia que pretende inaugurar sua banca, como o advogado que já possui sua banca de advogados e pretende implantar ou melhorar seu projeto de gestão.



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